Brasil
Publicada em 06/07/19 às 20:57h - 121 visualizações
MEC amplia acompanhamento da frequência de estudantes do Bolsa Família

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil


Estudantes beneficiados pelo Bolsa Família tiveram o maior registro de frequência desde 2007 para o período de abril e maio, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Nesses meses, o governo conseguiu acompanhar 89,81% dos alunos beneficiados. Em 2007, só 68,95% dos estudantes foram registrados. 

O MEC monitora a frequência escolar dos alunos com idade entre 6 e 17 anos cujas famílias recebem o benefício do Bolsa Família do governo federal. Ao todo, 14.044.578 estudantes são contemplados pelo programa. 

Para receber o pagamento, os estudantes de 6 a 15 anos devem comparecer a 85% das aulas no mês e os alunos de 16 e 17 anos, a pelo menos 75%. De acordo com a pasta, aproximadamente 84,7% do total ou 11,89 milhões de estudantes cumpriram esses critérios até o momento. Esses estudantes correspondem a 94,30% daqueles que estão sendo acompanhados. 

"Mas isso, até agora, não atrapalha a família a receber o benefício, vai valer o cálculo anual", explica o secretário de Modalidades Especiais de Educação do MEC, Bernardo Goytacazes. O estudante que faltou a mais aulas que poderia neste segundo bimestre ainda pode compensar nos próximos bimestres. A falta também pode ser justificada com atestado médico, por exemplo. 

Além da frequência escolar, para assegurar a participação no programa os pais e responsáveis precisam, entre outras exigências, garantir que crianças e adolescentes recebam cuidados básicos de saúde, como a aplicação de vacinas.

O cálculo de frequência é feito por aproximação com as secretarias estaduais e municipais de Educação. O resultado do acompanhamento da frequência escolar é registrado no Sistema Presença, do MEC. Os dados são repassados ao Ministério da Cidadania, responsável pelo programa. 

Os dados, segundo o MEC, funcionam como um raio-x da educação e auxiliam no trabalho de combate ao abandono e à evasão escolar. Eles também são essenciais para o direcionamento de diversas políticas públicas.

Edição: Graça Adjuto



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





7999941-0830

No Ar
HORA DA MISERICORDIA com PADRE REGINALDO MANZOTTI
Bate Papo

Digite seu NOME:


Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 102720 Usuários Online: 10


Peça sua Música

  • ciro pereira
    Cidade: lagarto
    Música: entiquetas
  • Angellus Tour
    Cidade: Aracaju
    Música: Fica comigo (Padre Reginaldo Mazotti)
  • josiel santos lima
    Cidade: monte alegre de sergipe
    Música: qualquer uma de amado junior e cavalheiro do forro
  • samanta fontinele
    Cidade: aracaju
    Música: Barreiras=brunno carvalho
  • polyana trindade
    Cidade: aracaju
    Música: Lembro c/Brunno carvalho
  • ciro pereira
    Cidade: lagarto
    Música: filha
Parceiros

A Rádio Da Família 41 Anos Fazendo História
Copyright (c) 2019 - Rádio Princesa da Serra AM 830 khz - Todos os direitos reservados