Geral

Publicada em 10/07/22 às 19:36h - 97 visualizações
Membros do TCE e MPC participam do Fórum de Presidentes dos CMS

Rádio Princesa da Serra AM 830 khz

 (Foto: Rádio Princesa da Serra AM 830 khz)

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, proferiram palestras no IV Fórum Nacional de Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação, nesta sexta-feira (08), no auditório do Real Praia Hotel, em Aracaju.

Ambos integraram o painel que trabalhou a temática “Fiscalização dos recursos na educação”, e deram ênfase ao papel dos órgãos de controle na busca por melhorias no ensino público.

“O problema que vemos na educação brasileira é que todos os bilhões de reais que anualmente são investidos não têm trazido o retorno esperado. Esse ‘investimento’ na educação não frutificou nos últimos anos. Está claro que não é só uma questão de recursos e investimento na educação, é preciso mais”, destacou Susana Azevedo.

Membro do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), a conselheira citou diversas ações desenvolvidas pelos Tribunais de Contas no sentido de “induzir melhores resultados e maior eficácia, eficiência e efetividade nas políticas e nos programas públicos”.

“A pandemia vem exigindo dos órgãos de controle iniciativas de colaboração, orientação e acompanhamento das ações dos gestores púbicos”, pontuou.

Por sua vez, Bandeira de Mello observou que os conselhos de educação podem ter um papel de protagonismo ainda maior: “Vejo muito espaço de atuação, de participar dessa verdadeira revolução que a educação brasileira precisa”.

Em meio à sua explanação, o procurador-geral detalhou o estudo que desenvolveu sobre a qualidade do gasto público em educação nos municípios sergipanos, através do qual concluiu que um maior volume de recursos aplicados não implica necessariamente em melhores resultados.

“A conclusão foi que tem rede de ensino que gasta muito por aluno com bons resultados e tem rede que gasta menos e tem melhores resultados ainda; o que faz a diferença é o investimento em gestão pedagógica”, pontuou.

Realizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o Fórum teve como tema central o “Funcionamento pleno dos conselhos de educação no pós pandemia”. ​

Todo o conteúdo do evento segue disponível em vídeo através do canal da UNCME no YouTube.​

Fonte e foto DICOM/TCE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:






JORNAL DA PRINCESA com RÁDIO PRINCESA DA SERRA
79-99941-0830

Estatísticas
Visitas: 428600 Usuários Online: 12






Converse conosco pelo Whatsapp!
A Rádio Da Família 45 Anos Fazendo História
Copyright (c) 2024 - Rádio Princesa da Serra FM 97.5 MHZ - Todos os direitos reservados